Barra de Access
Barra de Access
A barra de access é uma terapia corporal criada em 1990 por Gary Douglas. A técnica desenvolvida pelo estadunidense mapeou 32 pontos energéticos na região da cabeça que possuem conexão com diferentes aspectos da vida humana, como a consciência, controle, criatividade, alegria, tristeza, cura, sexualidade e dinheiro.
De acordo com os realizadores do método, chamados de practitioners, a barra de access é uma forma de "deletar" crenças, ideias e atitudes que podem estar no controle de nossas vidas, abrindo caminho para novas possibilidades e oportunidades.
"As ondas cerebrais desaceleram e nos permitem acesso a padrões de comportamento e pontos de vista que tenhamos repetido desde a infância ou de outras vidas. A partir disso, ficamos mais presentes e mudamos as probabilidades de possibilidades futuras", explica Rosana Kolberg, practitioner da barra de access.
Como é feito
Um dos diferenciais da técnica está na sua simplicidade. De acordo com Helena Lima, facilitadora da barra de access, qualquer pessoa devidamente habilitada através de um curso pode aplicar e receber o método - incluindo jovens, adultos, idosos ou grávidas. Normalmente, uma sessão é feita da seguinte maneira:
Local: não é necessário uma estrutura física especial para realizar a técnica, o que permite que ela seja feita em qualquer lugar
2. Postura: não há uma regra de como se posicionar durante uma sessão. Normalmente, o cliente fica deitado, para que a aplicação da técnica seja feita de maneira confortável
3. Duração: em média, cada sessão dura em torno de uma hora, podendo ser repetida uma vez por semana ou com a frequência desejada pelo cliente
4. Aplicação: são feitos 32 toques sutis com as mãos em regiões específicas da cabeça, locais que, teoricamente, possuem ligação com o comportamento humano.
Pontos da barra de access
Região frontal:
A. Tristeza
B. Túneis do Tempo e Espaço
C. Alegria
Topo da cabeça:
A. Coroa de Mystar
B. Reativação e Recriação
C. Sexualidade
D. Torradeira do envelhecimento
E. Corpo
F. Barra Ponte
Laterais:
G. Esperanças e Sonhos
H. Forma e Estrutura
I. Cura
J. Tempo e Espaço
K. Comunicação
L. Dinheiro
M. Consciência
N. Controle
O. Criatividade
P. Criando conexões
Q. Criando formas de vida
R. Círculo de manifestação
S. Bondade, Gratidão, Paz e Calma
T.Banda de poder
U. Banda de Implante
Benefícios
De acordo com os praticantes da barra de access, o método é capaz de deletar travas que impedem o progresso em diferentes áreas da vida, apagando pensamentos e comportamentos negativos e abrindo espaço para novas possibilidades. Entre os benefícios citados estão:
Clareza mental
Motivação
Aumento significativo de alegria
Foco nos estudos
Melhora na insônia
Maior autoestima
Melhora na ansiedade e quadros depressivos
Facilidade em terminar tarefas
Diminuição do estresse
Aumento da energia e disposição
Ajuda a ter mais concentração
Auxilia no controle de ataques de pânico e deficit de atenção
Barras de access funciona?
A médica neuropsiquiatra Gesika Amorim explica que o cérebro tem áreas que funcionam mais rapidamente, principalmente na parte da frente, com o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio. Já o córtex occipital, localizado na área da nuca, é o responsável pela visão.
Cientificamente, de acordo com a médica, foram realizadas avaliações eletroencefalográficas para identificar o comportamento das ondas cerebrais antes e depois da aplicação das Barras de Access. O estudo concluiu que, quando você estimula esses 32 pontos ensinados pelo método, acontece uma redução da velocidade de processamento cerebral, tal como ocorre com a meditação.
"Ao estimular pontos específicos, você tem uma lentidão dessa velocidade e isso você passa para cada ponto, que é ligado a uma emoção específica. Diminuindo a velocidade desses pontos, você 'resolve' aquela emoção em específico", finaliza a neuropsiquiatra.
Valor da sessão de barras de access
O preço de cada sessão de barras de access é extremamente variável, dependendo de quem irá realizar a técnica e da região do país. Geralmente, o custo é a partir de R$ 100.
Autoaplicação das barras de access?
Os praticantes do método afirmam que, apesar de saberem a localização dos pontos, a autoaplicação não é aconselhada, pois a eficácia da técnica pode não ser a mesma. Dessa forma, o mais indicado é que se procure uma pessoa habilitada para aplicar as barras de access.
Texto escrito por Escrito por Paula Santos para o portal Minha Vida
Fontes do texto original:
Rosana Kolberg, practitioner access bars desde 2018
Gesika Amorim, médica neuropsiquiatra especialista em Autismo, Medicina Integrativa, Homeopata e Ortomolecular, CRM 580830-RJ
Helena Lima, facilitadora de Barra de Access
Vídeo explicativo sobre Barra de Access